Senai Empresa inicia consultoria gratuita com primeira turma do Inova Moda Digital
22 de junho de 2022

Mulheres empreendedoras buscando aperfeiçoar seus negócios fazem parte da primeira turma do programa Inova Moda Digital (IMD). A consultoria gratuita oferecida pelo IST (Instituto Senai de Tecnologia) em Eficiência Operacional – Senai Empresa, que começou na última segunda-feira (20/06) e segue até sexta-feira (25/06), tem como objetivo melhorar a produtividade e o desenvolvimento dos produtos das participantes.

O IMD é uma ação nacional desenvolvida em parceria com o Sebrae e tem como objetivo oferecer consultorias gratuitas para melhorar o desenvolvimento de produtos, competitividade e a produtividade das empresas dos segmentos de vestuário e calçados.

Responsável pelas aulas, a técnica do CTV (Centro Tecnológico do Vestuário) do IST em Eficiência Operacional – Senai Empresa, Sara Borges Ortiz, explica que, além de apresentar conceitos e metodologias, a ideia é aplicar o conteúdo na prática diária das micro e pequenas empresas. “Busco provocá-las fazendo bastante discussão para pensarem realmente nos problemas e nas soluções que propomos através do treinamento”, explica.

O foco aplicado nesta turma é em estratégias de desenvolvimento de produtos, com a intenção de aumentar 15% na produtividade e a elaboração de uma coleção composta por cinco modelos novos.

Entre os aprendizes estão pessoas que já estão na área, mas pretendem se oxigenar para novos desafios. A empresária Teka Martins está no mercado têxtil há nove anos, porém, desde o ano passado, concentra forças à frente da Sport67, focada na fabricação de camisetas esportivas.

“Somos em três pessoas, então muita etapa é feita por uma pessoa só. Queremos identificar onde estão os gargalos e o que pode ser feito para não perder tanto tempo. É um auto aprendizado”, explica.

Zeveriana Martinez, conhecida como Ana, tem 25 anos de experiência na Zelo Produtos, empresa que fabrica bolsas, necessaries e estojos por atacado. Para ela, os anos no segmento permitiram acompanhar o grande impacto da venda digital, o que atingiu todas as etapas no processo, por isso, se atualizar é necessário.

“A troca de ideias com as parceiras é muito boa, porque você acompanha o que cada empresário enfrenta e buscamos, dentro desse encontro, soluções para os problemas que temos dentro das empresas”, destacou.

Metodologia

A consultoria será oferecida em duas etapas utilizando a metodologia Lean para provocar mudanças na empresa e desenvolvimento de seus colaboradores.

Nesta primeira fase, as oficinas serão voltadas para de participar de oficinas sobre Lean Design, voltado à etapa de desenvolvimento dos produtos. Entre os resultados previstos na etapa de desenvolvimento de produtos estão o aumento de 15% na produtividade e o desenvolvimento de uma coleção composta por cinco modelos novos. A carga horária da consultoria é de 32 horas.

Na etapa de Lean Manufacturing, o objetivo é a melhoria do processo de fabricação do produto visando reduzir os desperdícios, com a finalidade de proporcionar o aumento de produtividade em 15%. A carga horária da consultoria é de 36 horas.

O primeiro atendimento consiste em aprimorar os processos do setor de criação, melhorando os métodos de modelagem e desenvolvimento de coleções. Já o segundo, é aplicado diretamente ao processo produtivo buscando reduzir desperdícios e melhorar o tempo entre as atividades produtivas.


 

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