Palestrantes internacionais conhecem estrutura do Sistema Fiems e Bioparque do Pantanal
2 de junho de 2022

Após dois dias de debate sobre educação e inovação no “Business Meeting – Papo de Negócios”, palestrantes do Reino Unido e de Portugal conheceram, nesta quarta-feira (01/06), a estrutura do Sistema Fiems e o Bioparque do Pantanal, em Campo Grande. A visita estimula o intercâmbio de ideias para aliar ensino, pesquisa, criação e transformações tecnológicas.

Guiada pelo gerente da Startup do Sistema Fiems, Odilon Moura, o passeio permite a troca de experiências para aprimorar projetos, além de apresentar um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso do Sul. “Nós podemos passar um pouco daquilo que vivemos e temos construído e da riqueza do nosso Estado. Por outro lado, conseguimos aprender bastante com ecossistemas mais maduros. Saber das dificuldades e desafios que já enfrentaram para não precisar passar pelos mesmos desafios”, explicou.

Um dos espaços visitados pelos palestrantes foi o Centro de Inovação do Sesi e Sistemas de Gestão em SST, além da sede da Startup e Faculdade Senai de Construção. Para o presidente da TecParques (Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia), Hugo Coelho, a estrutura já se consolida como um ecossistema. 

“É um ecossistema de inovação muito focado na entrega, em satisfazer as necessidades da indústria, e, no fundo, das pessoas. É direcionado para saúde, tendo por base o conhecimento e a inovação”, afirmou.

O professor britânico Phil Hawkins destacou a qualidade da estrutura do Sistema Fiems, além da capacidade do Bioparque Pantanal. “Eu adoro essa ideia de aliar lazer, educação e pesquisa para abrir a mente, especialmente da próxima geração. É muito importante tocar a natureza para iniciar esse relacionamento tão importante para o futuro do nosso trabalho”, destacou.

Para o educador Jorge Castro, o Bioaparque é um exemplo de como educar com proximidade. “Esse é um bom exemplo de como podemos fazer as coisas bem-feitas, trazendo e aproximando principalmente das crianças e dos jovens, trazendo uma aprendizagem para a vida. E aprendizagem para a vida se faz com ambientes de proximidade, mas também com ambientes onde se conta uma história. E nesse espaço contam-se histórias”.

PUBLICADO POR: LUCAS NOBREGA BARBOSA/ INFOMSNEWS

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