João Rocha participa do 2º Festival do Japão MS e recorda trajetória na Nipo
21 de junho de 2022

No sábado (18), foi realizado o 2º Festival do Japão MS na Associação Esportivo e Cultural Nipo Brasileira, em comemoração aos 114 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. O estado de Mato Grosso do Sul, possui a terceira maior colônia do país. 

O evento iniciou as 16h com um culto ecumênico, houve apresentações artísticas e logo após aconteceu a abertura oficial do lançamento do festival do Japão que contou com homenagens aos primeiros imigrantes. Durante celebração, a Associação trouxe um aperitivo do que será o Festival do Japão em novembro, que será realizado nos dias 18 a 20 deste ano. 

Na ocasião, o vereador lembrou da história que tem com os amigos da comunidade Japonesa em Campo Grande. “Hoje celebramos aqui os 114 anos da imigração japonesa no Brasil! Tive contato com essa cultura aos 13 anos, quando comecei a praticar o judô na Associação Nipo. Foi onde comecei a me identificar com os costumes e isso contribuiu com a minha educação e formação. Me envolvi com o judô, hoje sou 8º grau na modalidade, que me trouxe alegrias que vão além do esporte. Tenho muita gratidão por todos os ensinamentos e valores recebidos”, disse. 

A presente data, marca a chegada do navio de imigrantes, Kasato Maro, ao Brasil. A comunidade japonesa mostrou durante as apresentações, que fez diferença na construção social, política e cultural do estado e ainda comemoraram os 103 anos da Associação Nipo Brasileira de Campo Grande. 

Assessoria de Imprensa do Vereador 

0 comentários