27 de maio de 2022

Durante rodada de negócios com a participação de 50 empresas, o IEL apresentou o PQF (Programa de Qualificação de Fornecedores), que é a preparação necessária para que a empresa se torne mais competitiva e capacitada para fornecer produtos e serviços para empresas-âncoras. A iniciativa integra a programação do Show Florestal, evento realizado entre os dias 24 e 26 de maio, apoiada pelo Sebrae/MS e Governo do Estado, por meio do Programa Estadual dos Pequenos Negócios – Propeq Dinamiza.

Na avaliação do superintendente do IEL, Silvio Marães, é preciso desenvolver as empresas, mas acima de tudo humanizar os processos, preparando e colocando pessoas no foco. “Atualmente existe muita mecanização para otimizar os processos, mas acreditamos que acima de tudo é necessário pensas nas pessoas, preparar pessoas. Estamos à disposição, não somente o IEL, mas também o Senai, Sesi com serviços essenciais para desenvolver a indústria do estado”, afirmou.

Marães explicou aos participantes que para atender com precisão às expectativas das empresas-âncora, as empresas-fornecedoras que fazem parte do PQF passam por um detalhado processo de qualificação. “Primeiro, o IEL constitui um comitê gestor local para conduzir o programa no ambiente empresarial em que ele será implementado, além da determinação de um plano de qualificação a ser desenvolvido. As empresas fornecedoras que obtiverem aprovação no processo de certificação durante as auditorias realizadas – índice que chega a 97% das participantes – são as que receberão um Certificado de Fornecedor”, detalhou.

Entre as cidades de Mato Grosso do Sul com empresas participantes na rodada de negócios, destacam-se Três Lagoas, Sidrolândia, Aparecida do Taboado, Inocência, Água Clara, Campo Grande e Selvíria. Empresários de outros estados também participaram do encontro, entre eles, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Para possibilitar ainda mais oportunidades de negócio, o evento contou com cinco empresas âncoras, sendo a Suzano, Arborgen, Eldorado Brasil, JSL e Araujo/Mahal.

Show Florestal – A Feira da Indústria do Eucalipto

Em sua 4ª edição, a Show Florestal – Feira da Indústria do Eucalipto teve início no dia 24 de maio, realizada no centro de múltiplos eventos Arena Mix, em Três Lagoas. O evento é uma iniciativa privada com o objetivo de impulsionar o crescimento do mercado industrial de florestas plantadas, promover inovação e gerar negócios. A programação contou com caravanas, rodada de negócios e encontro de inovações e tecnologias florestais.

Somente a Rodada de Negócios, promovida pelo Sebrae/MS, gerou mais de R$71 milhões em negócios para as empresas participantes, do setor florestal.

0 comentários