Escola do Legislativo promove curso de língua de sinais para servidoresIniciativa contribui para tornar Câmara Municipal de Dourados cada vez mais inclusiva e acessível
29 de setembro de 2023


 A fim de promover uma Câmara Municipal de Dourados mais inclusiva, cada vez mais acessível à comunidade surda, a Escola do Legislativo Professor Wilson Valentim Biasotto está realizando um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos servidores do Poder Legislativo, ministrado pelo professor Aurelio da Silva Alencar, servidor efetivo da Casa no cargo de intérprete de Libras, graduado em Letras – Libras e mestre em Educação.


 “A Câmara, enquanto espaço de atendimento ao público, precisa oferecer a acessibilidade às pessoas que a frequentam. E quanto mais servidores puderem oferecer a comunicação em Libras para a pessoa surda que vem aqui, a acessibilidade vai ser maior e o trânsito delas no local vai ser mais fluido”, argumenta o docente. Além de Alencar, a Câmara de Dourados conta com Danielle Edivani Vergutz Monteiro no cargo de intérprete de Libras.


 Entre os alunos estão servidores de vários setores, inclusive os vereadores Fabio Luis (Republicanos) e Sergio Nogueira (PSDB), presidente da Escola do Legislativo. Alisangela Aparecida da Silva Santos, arquivista do Legislativo, também está participando e comemora a iniciativa da escola! “É muito importante que nós, servidores, estejamos engajados na imersão da acessibilidade junto à comunidade”, pondera a arquivista. O presidente da Câmara, Laudir Munaretto (MDB), prestigiou o início das atividades.


 O 1º módulo do curso foi iniciado hoje (27) e será finalizado em dezembro de 2023. Outros três deverão ser ministrados posteriormente, totalizando um curso básico de 120 horas. As aulas ocorrem às quartas-feiras, no Plenarinho (sala de reuniões) do Palácio Jaguaribe, das 8h às 10h – por ser em horário de expediente, facilita a adesão, já que os servidores não precisam tentar conseguir um espaço em suas agendas para participarem.


 A Escola do Legislativo – Instalada em 13 de junho deste ano na Câmara Municipal de Dourados, é uma ferramenta de integridade, transparência e de promoção de qualidade na prestação de serviços. Com apoio da mesa diretora da Casa de Leis, a escola foi criada por meio do Decreto Legislativo Municipal 1.408/22 para “oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades legislativas e afins”.
 Legenda 1 (Crédito: Francielle Grott/CMD | foto está anexa): 1º módulo básico de Libras vai de setembro a dezembro
 Legenda 2 (Crédito: Francielle Grott/CMD | foto está anexa): Professor Aurelio Alencar, graduado em Libras, tem mestrado em Educação


 Sobre a Câmara Municipal de Dourados

 A Câmara Municipal de Dourados tem a missão de representar a população douradense, elaborando leis e fiscalizando os atos da Administração Pública Municipal, promovendo, assim, a democracia e o desenvolvimento local com justiça social. Está em sua 21ª legislatura (2021-2024), formada pelos vereadores Cemar Arnal (Solidariedade), Creusimar Barbosa (União), Daniel Junior (Patriota), Dr. Diogo Castilho (PSDB), Elias Ishy (PT), Fabio Luis (Republicanos), Janio Miguel (PTB), Juscelino Cabral (PSDB), Laudir Munaretto (MDB), Liandra da Saúde (PTB), Marcão da Sepriva (Solidariedade), Marcelo Mourão (Pode), Márcio Pudim (PSDB), Mauricio Lemes (PSB), Olavo Sul (MDB), Rogério Yuri (PSDB), Sergio Nogueira (PSDB), Tania Cristina (PP) e Tio Bubi (PSD). A 1ª legislatura foi iniciada em 18 de fevereiro de 1937, quando Dourados pertencia ao Estado de Mato Grosso.

0 comentários