Diretor do SOS Pantanal lista medidas que devem ser tomadas para controlar desmatamento do bioma em MS
16 de junho de 2023

Em 2022, a área desmatada em Mato Grosso do Sul foi de 49.162 hectares. Só em Corumbá, município que possui uma grande área alagada, o desmatamento aumentou 45% em um ano.

Após o Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), do MapBiomas de 2022, apresentar avanço de 4,4% no desmatamento do Pantanal, o Bom Dia MS conversou com o diretor de gestão e estratégia do Instituto SOS Pantanal, Leonardo Gomes, sobre medidas que podem ser tomadas para controlar e combater o avanço do desmatamento do bioma pantaneiroVeja entrevista completa acima.

Somente em Corumbá, município que possui uma grande área alagada, o desmatamento aumentou 45% em um ano. De acordo com Leonardo, as medidas que devem ser adotadas para evitar o ritmo de desmatamento são as seguintes:

  1. Ter uma legislação específica para o Pantanal, o que não ocorre nem âmbito federal e nem estadual. O que existe atualmente é um decreto, que não atende recomendações de instituições de pesquisa;
  2. Estabelecer que o licenciamento preveja medidas de gerenciamento ambiental dos impactos e para fazer o monitoramento das áreas;
  3. Dar mais transparência ao processo de licenciamento;
  4. Incentivar atividades de menor impacto, como, por exemplo, o turismo, a pecuária orgânica e a produção de frutos e castanhas típicas da região;
  5. Investir na utilização do que o bioma já oferece, como por exemplo, os campos nativos de gramíneas para a pecuária extensiva.

g1 entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e o coordenador da Bancada Federal, deputado Vander Loubet (PT), para esclarecer os pontos levantados pelo diretor do SOS Pantanal e quais medidas serão tomadas para a preservação do bioma e reportagem aguarda retorno.

Levantamento

Desmatamento no Pantanal. — Foto: Gustavo Figueirôa/SOS Pantanal

Desmatamento no Pantanal. — Foto: Gustavo Figueirôa/SOS Pantanal

De acordo com o levantamento, o desmatamento em Mato Grosso do Sul teve uma redução de 12% em relação ao ano anterior.

Em 2022 foram desmatados 49.162 hectares, diferente de 2021 quando foram desmatados 55.959 hectares.

Ainda conforme o levantamento, a cidade de Corumbá (MS), está na 27 ° posição na lista dos 50 municípios que responderam por 52% da área total desmatada no Brasil em 2022. Neste ano foram 15.749 hectares desmatados no município.

Por g1 MS — Mato Grosso do Sul

0 comentários