Matéria completa em: Dia da Cobra: veja aparições impressionantes da maior serpente do Brasil | Mato Grosso do Sul | G1 (globo.com)
Em todo o mundo há quatro espécies das sucuris, todas com registros na América do Sul (e três são encontradas no Brasil).
Neste dia 16 de julho é comemorado o dia Mundial da Cobra e você sabe qual a maior serpente do Brasil? Pois o g1 te dá essa resposta. Nativa da América do Sul, principalmente das regiões tropicais da Amazônia e do Pantanal, a sucuri é a maior cobra do Brasil e a segunda maior do mundo – atrás apenas de uma piton da África.
Em todo o mundo há quatro espécies das sucuris, todas com registros na América do Sul (e três são encontradas no Brasil).
Segundo especialistas, a sucuri de bene é a única que até hoje não teve registros em biomas brasileiros e pode ser vista somente na Bolívia.
- Eunectes murinus (Sucuri-verde)
- Eunectes notaeus (Sucuri-amarela)
- Eunectes beniensis (Sucuri de bene)
- Eunectes deschauenseei (Sucuri malhada)
Biólogo holandês nada ao lado de sucuri gigante em Bonito (MS)
Juliana Terra, doutora em ecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora de um projeto voltado para as sucuris na região de Bonito (MS), explica que apesar de as quatro espécies ter suas particularidades, todas compartilham algumas características em comum.
“São espécies encontradas sempre associadas a ambientes aquáticos, onde desempenham suas atividades como caça e reprodução, entre outras. Tanto que o gênero das sucuris é o Eunectes, palavra grega. Se separar o ‘eu’, esta significa bom e fácil; e ‘Nektes’ significa nadador, ou seja, é um bom nadador”, explica Juliana.
De acordo com o professor e pesquisador da Unesp Vidal Haddad Junior, dentre todas as espécies, a sucuri-verde é a que consegue alcançar maior tamanho, podendo atingir até sete metros de comprimento e mais de 200 kg, sendo considerada a cobra mais pesada do mundo.
Visitinha no bairro
Sucuri gigante faz ‘visita’ em bairro de Bonito e choca moradores pelo tamanho e calma
Em março, de 2023, uma sucuri verde, de aproximadamente 6 metros de comprimento, surpreendeu moradores do bairro Solar dos Lagos, em Bonito (MS) – a 279 km de Campo Grande. A serpente gigante surgiu em uma lagoa do bairro e deu algumas voltas por terrenos da região. (veja o vídeo acima).
No registro é possível ver a calma da serpente enquanto passa por um gramado no centro urbano.
Do que e como se alimentam?
Com seu cardápio variado, as sucuris podem se alimentar de capivaras, jacarés, aves e roedores e até mesmo de outras cobras.
De acordo com especialista, o processo de digestão das cobras pode durar semanas, visto que sua pele e órgãos, como o esôfago e o estômago, se dilatam até três vezes mais que o normal para acomodar a presa. Apesar de não serem tão ágeis em ambientes terrestres, as sucuris são muito rápidas dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar.
“As sucuris não possuem veneno e é muito importante falar que diferente do que popularmente as pessoas acham, elas não quebram os ossos das presas para se alimentar, elas usam o método da constrição, que resulta no ‘estrangulamento’ dos vasos sanguíneos dos animais, que acabam fazendo com que a presa fique sem oxigênio e morra”, esclarece.
Macaco-prego agoniza por socorro em ‘abraço’ de sucuri gigante e comove turistas
A cena foi presenciada por turistas que faziam um passeio pelo município de Bonito. No fim do vídeo é possível ver algumas pessoas puxando a cobra do rio para desvencilhar os animais. Conforme apurado pelo g1, ambos os animais foram soltos na natureza.
Humanos precisam temer sucuris?
Conforme o pesquisador nunca foi registrada uma morte humana causada por ataques de sucuri na região.
“A chance de uma sucuri engolir uma pessoa é raríssima. Em mais de 30 anos de pesquisa, nunca houve o registro de uma sucuri engolindo um ser humano. Existem histórias de ataques, mas nada que foi comprovado. A sucuri de forma geral evita se aproximar do ser humano, que não é uma presa natural do animal.”
Sucuri gigante surpreende turistas durante passeio de barco em águas cristalinas
Ao g1, o pesquisador descreve que as sucuris se escondem do homem. Ou seja, em condições normais, os ataques costumam ser feitos a animais como mamíferos de pequeno e médio porte, e não a indivíduos saudáveis.
“A sucuri é a segunda maior cobra do mundo e a mais pesada que existe. Ainda assim, são animais extremamente tranquilos que fogem da gente”.
Cuidados: especialistas alertam que o contato com animais silvestres deve ser mínimo e a distância entre bichos e pessoas deve ser respeitada. Quando ver uma sucuri em habitat, o ideal é não realizar movimentos bruscos e ficar quieto.
Fonte: G1 MS, Dia da Cobra: veja aparições impressionantes da maior serpente do Brasil | Mato Grosso do Sul | G1 (globo.com)
0 comentários