Contribuintes do IR podem dedicar parte do imposto para crianças e idosos em MS; veja como doar
23 de março de 2024

O montante de recursos do IR destinado pelos contribuintes de Mato Grosso do Sul totalizou R$ 9,39 milhões em 2023.

Contribuintes do Imposto de Renda 2024 podem dedicar parte do imposto para crianças e idosos em Mato Grosso do Sul. Segundo a Receita Federal, a medida incentiva o cidadão a destinar recursos a organizações beneficentes, e a ação não tem custos ao tributado. (Veja abaixo como doar)

A destinação do IR é uma forma de incentivar projetos sociais e culturais, em que o contribuinte ou sua empresa pode destinar parte do seu imposto, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos, as atividades culturais, audiovisuais e desportivas. De acordo com a Receita Federal, a participação cidadã em benefício de toda a sociedade é sem custo.

Os recursos destinados pelo contribuinte podem ser utilizados pelo poder público em ações realizadas pelos próprios Conselhos, como o da Criança e do Adolescente e também do idoso, ou ainda via chamamento público, conforme explica o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCMS), Otacílio dos Santos Nunes.

“O contribuinte ao direcionar esses valores para as instituições de Mato Grosso do Sul, o dinheiro que seria pago de imposto de renda fica aplicado no estado. Na realidade não é uma doação, porque quando você faz o direcionamento, se você tem imposto a recolher, você pega parte do imposto e direciona para o Conselho do Idoso ou da Infância e Adolescência. Então, na realidade, é um direcionamento de um dinheiro que iria para o Tesouro Nacional e ele é direcionado a esses conselhos e fica aqui no estado”.

De acordo com dados da Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, o montante de recursos destinados ao Fundo da Criança e do Adolescente e ao Fundo do Idoso pelos contribuintes de Mato Grosso do Sul totalizou R$ 9,39 milhões em 2023.

O número de contribuintes do IR que fizeram destinações também teve crescimento, de 42,4%, passando de 3.332 em 2022 para 4.747 em 2023.

Como doar?

Programa para declaração do Imposto de Renda de 2024. — Foto: Reprodução/Receita Federal

Programa para declaração do Imposto de Renda de 2024. — Foto: Reprodução/Receita Federal

Primeiramente, o contribuinte deve baixar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” ou fazer a declaração online, preenchendo os dados pessoais, valores obtidos e recebidos no ano anterior.

Após essa etapa, selecione ‘doações diretamente na declaração’. Lá, aparecerão as opções ‘criança e adolescente’ e ‘idoso’. A quantia será calculada automaticamente, com base no valor declarado pelo cidadão.

Por fim, será emitido o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que pode ser pago via boleto, cartão de crédito, débito automático (caso seja parcelado) ou Pix.

Fonte: G1 MS, Contribuintes do IR podem dedicar parte do imposto para crianças e idosos em MS; veja como doar | Mato Grosso do Sul | G1 (globo.com)

0 comentários